Dores na Região Lombar

dor na lombar

A dor na região lombar é uma reclamação comum. Ela costuma ser recorrente, com crises mais frequentes e incapacitantes com o passar do tempo, afetando nosso dia a dia, atividades de trabalho e de lazer.

Estudos mostram que a maior parte dos casos de dor lombar é de origem mecânica, isso quer dizer que a dor é causada pelas partes envolvidas com movimento e sustentação de peso, e que determinados movimentos ou posições podem fazer a dor aumentar.

Se você é um paciente típico, seu problema é pior quando você se curva para frente e ao ficar sentado muito tempo no trabalho, dirigindo ou no sofá. Pode ser difícil para você se levantar da posição sentada e demora um pouco até que você consiga se colocar de pé com a coluna reta.

Algumas causas comuns de dor lombar:

– Ficar sentado em postura relaxada por muito tempo (no computador, no sofá, no carro etc)

– Atividades em posturas inclinadas ou agaichadas (passar aspirador de pó, jardinagem, cuidar de cranças etc).

-Levantar peso de forma incorreta ou quando a carga levantada é pesada demais para o seu corpo.

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Caminhar na Praia

caminhar na praia

Seja na areia fofa ou molhada, os benefícios são os mesmos que caminhar na esteira ou pista. As vantagens deste tipo de atividade são diversas pois a areia é excelente para tratamento de entorces e lesões de membros inferiores devido ao baixo impacto, e também, tonifica os membros inferiores já que oferece maior resistência.

Mas especialistas alertam: cada caso deve ser avaliado individualmente. Entorses de tornozelo e lesões de joelho, entre outras, são causados por falta de estabilidade articular e de controle muscular. Treinar em areia fofa melhora isso, mas se a pessoa é sedentária não deve se aventurar na praia logo de cara, porque há o risco de forçar a região lombar e outras articulações.

CONSULTE SEU MÉDICO E PROCURE INFORMAÇÕES!

Estique-se

mulher se espreguiçando

Quem não conhece o botão soneca dos temidos despertadores? Aquele que nos dá mais cinco minutinhos de sono e uma esperança de descanso a mais. Mas esse mesmo hábito de soneca muitas vezes causa atrasos e nos faz acorda em desespero, correndo para se arrumar e chegar ao trabalho. Saiba que acorda e levantar da cama pode ser prejudicial!

Quando acordamos o cérebro é o primeiro a responder porém, o corpo ainda esta relaxado e os músculos ainda não receberam a mensagem de que é preciso levantar, o que pode ocasionar lesões. O ideal para acordamos é termos uma rotina que beneficie o corpo como um todo.

Antes de levantar use o tempo da soneca para espreguiçar-se, isso ajuda a fazer com que os músculos entendam que é hora de trabalhar, se possível alongue suas pernas e coluna. Manter esta rotina ajudará a prevenir lesões e a ter mais disposição para o seu dia-a-dia.