Frutas que Ajudam na Dieta para Emagrecer

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A melhor forma de conseguir emagrecer é investir em uma dieta pobre em calorias e rica em frutas que emagrecem, tais como morango, banana, pera e melancia.

Confira uma lista da nutricionista Tatiana Zanin com várias frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:

  1. Morango: O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas, isto é, o corpo gasta mais calorias na sua digestão do que as que a fruta possui. Além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural. 100 g possui apenas 45 calorias.
  2. Banana: Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces, sacia a fome e cada uma contém entre 87 e 120 calorias, dependendo do tipo e do tamanho. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa. Veja a dieta da banana.
  3. Pera: A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Uma pera grande tem, em média, 85 calorias. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.
  1. Melancia: Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco. 100 g de melancia contém apenas 24 calorias.
  2. Kiwi: Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite. Rico em vitamina C, é diurético e 100 gramas possui apenas 46 calorias.
  3. Maçã: A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. Uma maçã grande possui, em média, 81 calorias. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.
  4. Mamão: Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. 100 g contém, em média, 85 calorias. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.
  5. Limão: É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. 1 limão possui, em média, 22 calorias. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.
  6. Abacaxi: O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.

Recomenda-se comer 1 porção de frutas à cada refeição, totalizando 5 ou 6 frutas por dia. Preferencialmente, deve-se ingerir de 2 a 3 frutas diferentes por dia, seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.

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Reequilíbrio Tóraco-Abdominal

RTA 3

O método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal visa incentivar a ventilação e a desobstrução brônquica através da normalização do tônus e força dos músculos respiratórios. Baseando-se na reorganização das alterações mecânicas resultantes do desequilíbrio de forças entre a musculatura inspiratória (tóracicos) e expiratória (abdominais), o método consiste no manuseio dinâmico sobre o tronco através de alongamentos e técnicas respiratórias.

O RTA é indicado a pacientes com disfunções respiratórias oriundas de sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras. Pode ser aplicado a pacientes de todas as idades, desde o prematuro até o adulto. A condição clinica não é limitante para a aplicação da técnica pois pode ser facilmente adaptada de acordo com as condições do paciente.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)

Kabat 3.1A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares ao estimulo. O objetivo da técnica que se utiliza da estimulação dos receptores do sistema nervoso periférico é favorecer a ativação e coordenação neuromuscular juntamente com a contração voluntária, controle do tônus muscular, alongamento e resistência, com consequente melhora da coordenação motora e equilíbrio.

Utilizada tanto em crianças como em pacientes adultos promove a consciência corporal, facilitando a aprendizagem dos movimento para aqueles com alterações neurofuncionais. Essa técnica também vem sendo largamente utilizada em pacientes que necessitam de fortalecimento muscular devido a lesões ortopédicas e ou traumatológicas.

Fisioterapia em Crianças: Conceito Bobath

Bobath 1

O Conceito Bobath, é um método especializado, desenvolvido na década de 40, constituído principalmente pelo trabalho do neuropediatra alemão Dr. Karel Bobath e de sua esposa a fisioterapeuta Berta Bobath.  O método foi desenvolvido através de estudos voltados para o tratamento de pacientes adultos hemiplégicos e mais tarde, o aperfeiçoaram para crianças portadoras de Paralisia Cerebral.

O tratamento visa facilitar os movimentos normais através de sensações e inibição dos movimentos anormais. Fequentemente são utilizados equipamentos como bolas, rolos, andadores e outros, que auxiliam o fisioterapeuta e seu paciente durante a rotina de exercício. Em alguns casos, devido ao grau da lesão ou dificuldades do paciente são necessários executar os exercícios em casa sendo o apoio familiar essencial para o desenvolvimento do paciente.