Método McKenzie

metodo-mckenzie-mal-di-schiena

Desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie, o Método McKenzie vem conquistando cada vez mais adeptos em diversos países, sendo recomendado como o tratamento de primeira escolha para problemas musculares e articulares, principalmente de coluna. Ao contrário do que muitos pensam, o método é antes de mais nada um sistema de avaliação que quando bem executado levam a um diagnóstico mecânico preciso, que determina o tratamento específico, adequado para cada paciente.

O sistema  pode ser dividido em três partes: Avaliação, Tratamento e Profilaxia. A etapa de avaliação consiste em compreender, através da história do paciente e de  movimentos repetidos ou posições mantidas, o comportamento da dor e da função. A partir dessa compreensão é possível classificar cada paciente em uma categoria (ou síndrome) que pode ser chamada de Desarranjo, Disfunção ou Síndrome Postural.

O tratamento é específico para cada paciente e consiste em movimentos ou posições que o paciente realiza sozinho e que podem ser facilmente adaptáveis ao dia-a-dia. Caso o autotratamento não seja suficiente para resolver o problema, o profissional treinado no Método aplica técnicas manuais complementares. Já a profilaxia consiste em conscientizar e incentivar os pacientes a manter a rotina de exercícios aprendidas durante o tratamento para que possa reduzir a chance de reincidência.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s